A Comissão Povoados do Festival Internacional Diamantino de Circo (FESTINO) funcionou em todas edições passadas com muita magia, inclusão, diversidade e formação.
No V FESTINO - realizado em 2019; quando estive de Coordenador da Comissão Povoados, juntamente com Ana Luiza e Guillermo Ariolli -, além de levar arte e circo para Palmeiras e Conceição dos Gatos, também fomos, pela primeira vez, à comunidade 'Lagoa dos Patos', pertencente ao município de Palmeiras/BA. Certamente foi um dos momentos mais emocionantes do festival, pois o brilho no olhar de cada criança que estava na platéia (desde a chegada, montagem, desmontagem, até a saída do transporte que levava artistas e equipe) era nítido e quiçá necessário. Além de apoios do comércio local, também tivemos o apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Palmeiras (com o fornecimento de almoço para equipe e lanche para o público da Lagoa dos Patos) e ICMBIO (transportando equipe e artistas para os povoados). Também contamos com a incrível recepção das comunidades. No V Festino, nos primeiros dias de festival, realizamos cortejo musical-circense em Palmeiras, uma varietê de números circenses na Lagoa dos Patos e outra em Conceição dos Gatos. Nesta última, além da varietê realizamos uma partida de futebol com figurinos e fantasias convidando para a festa e diversão nativos da comunidade para jogar com a equipe do festival.
No IV FESTINO, a Comissão Povoados visitou as comunidades de Palmeiras: sede, Campos de São João, Rio Grande e Conceição dos Gatos. Como em todas edições fomos recebidos como reis e rainhas e se formou a festa e um grande banquete. O envolvimento das comunidades e seus agentes culturais locais foi, como sempre, fundamental para a realização das intervenções nestes espaços. O FESTINO, único festival internacional de circo da Bahia, consagrava-se cada vez mais entre moradores (as) como um evento familiar, onde a alta qualidade artística e empenho da equipe envolviam à todos (as) no alto astral do Circo, possibilitando intercâmbios únicos e inesquecíveis.
No III FESTINO, em decorrência da alta demanda da Comissão Limpeza (a qual estava como Coordenador) não visitei os povoados, mas recebi devoluções tão positivas das intervenções que tive a certeza que queria estar nessa "frente" também, nas edições seguintes.
A Comissão Povoados pela primeira vez na história dos FESTINOs não foi ativada este ano (2021), em decorrência às adequações da realização do festival virtual (contexto pandemia). A saudade das comunidades (e da equipe e artistas) é revelada a todo instante e, a função social, artística, inclusiva e de saúde do festival nos motiva a, logo que possível, ativar a comissão e levar alegrias e emoções para os povoados. Na expectativa e esperança que possamos, na próxima edição do FESTINO, voltar presencialmente em cada comunidade que tão bem nos acolhe.
Peregrinos! Ultréia!!!!
João Weber G. Barreto
Commentaires